Achilles Lopes
Um Itabirense mais arcoense que esse, creio que não exista. Sim, falo do Sr. Achilles. Homem reto de lisura incontestável, que já há um preciso tempo, adotou Arcos como sua segunda pátria.
Aqui casou-se com Lia Costa com quem constituiu uma bela família. Filhos trabalhadores e honrados, seguem na mesma linda do pai, em todos os quesitos.
Homem de poucos sorrisos, mas que carrega consigo uma beleza de espírito que encanta a todos. Muito simples e humilde, mas sem se curvar às adiversidades, o que o faz um ser diferenciado.
Veio para Arcos ainda jovem, trazendo seu conhecimento e exercendo aqui suas funções de operário. Cumpriu sua vida profissional, aposentando- se, mas de espírito inquieto, nunca parou.
Sempre colaborou em trabalhos sociais, e um deles está ligado a Santa Casa de Arcos. Participou efetivamente da fundação do Conselho Municipal de Saúde, sendo seu presidente por várias gestões.
Foi juíz de paz, onde também não faltou a sua postura de homem de princípios, que sempre fez parte se sua personalidade. Foram inúmeras as suas participações no dia a dia da nossa Arcos, sempre trabalhando em silêncio.
Falar desse homem bom, enche qualquer um de orgulho. Sr. Achilles é singular, é exemplo de honestidade e seriedade, entre tantas virtudes. Sem sombra de dúvidas, faz parte da galeria de homens notáveis de Arcos.
(Ismera Beirigo).