Jornal da Cidade Regional

Formiguense se destaca ensinando famílias de todo o país a empreender no ramo dos queijos artesanais

Compartilhe:

A formiguense Aparecida da Costa e Silva, mais conhecida como Cidinha, é produtora de Queijos Artesanais há mais de 25 anos e tem se destacado por ensinar pessoas de todo o Brasil a empreender no ramo dos queijos.

Cidinha desenvolve suas atividades no município de Formiga, com a produção de queijos dos tipos Minas Frescal, muçarela em barra, palito, nozinho, provolone defumado, dentre outros, mas também é empreendedora, feirante e vem desenvolvendo um projeto através das redes sociais, levando conhecimento para muitas famílias.

Segundo Tatiane, filha de Cidinha, o interesse em fazer os queijos artesanais começou porque a vida no sítio estava muito difícil:

“Naquela época, eles moravam na casa do sogro, não tinham terras, tinham apenas 2 vacas e sua produção de leite era apenas de 9 litros por dia. Vendendo esse leite, a renda por mês era muito baixa, então, um dia decidiu experimentar fazer o Queijo Minas Frescal, com aqueles 9 litros de leite. Ao fazer os queijos, seu esposo pegou sua bicicleta e foi vender na cidade, quando voltou ao sítio, viu que o faturamento com a venda daquele queijo dobrou em relação à venda do leite. Com isso, tiveram a visão de que aquele negócio dos Queijos Artesanais seria a saída daquela vida difícil”, explicou Tatiane.

Após isso, Cidinha foi em busca de cursos para se profissionalizar e seus clientes aumentavam cada dia mais. Em pouco tempo a formiguense já vendia seus produtos em padarias, mercados e feiras. A produção de leite também precisou acompanhar o crescimento do negócio, tendo chegado a 400 litros de leite por dia.

Com as dificuldades da pandemia, Cidinha precisou readequar sua forma de trabalho, momento em que teve a ideia de começar a ensinar pela internet. Nesse contexto, a empreendedora criou o curso online Pro.Queijos Artesanais, que já contou com mais de 400 alunos por todo o Brasil.

A formiguense tem atualmente mais de 16 mil seguidores no Instagram (@queijosdacidinha).

Via: Tribuna Centro Oeste.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *