O formiguense Idelmar da Silva Valadão, mais conhecido como Mestre Grande, do grupo Capoeira das Gerais, participou recentemente de eventos de capoeira na Europa, além de ministrar cursos workshops.
Mestre Grande ficou 3 semanas na Europa, entre o final de junho e início de julho, para divulgar o esporte. Ele esteve na França e na Alemanha.
Mestre Grande esteve na cidade francesa de Nice no dia 30 de junho para um evento. Nos dias 1, 2 e 3 de julho, o formiguense ministrou cursos e participou do evento conduzido pelo professor Tarzan em Potsdam, na Alemanha. Ele voltou para a França nos dias 9 e 10 de julho, na cidade de Draguignan, no sul do país, para ministrar aulas e participar da cerimônia de troca de graduações dos alunos dos professores Tartaruga e Matheus Vinicius.
Além disso, durante esse período, o formiguense promoveu shows de capoeira nas ruas.
“Lá a capoeira é muito valorizada. Um aluno meu que dá aulas na França, Mateus Vinicius, me recebeu em sua casa, me deu todo apoio que eu precisava, me acompanhou em toda passagem minha na Europa. Eu ministrei os cursos e realizei os shows. Com o dinheiro que recebi, consegui custear a viagem. Foi muito bom, gratificante e me deixou realizado. Tive ainda a oportunidade de conhecer várias cidades, como Berlim, Frankfurt, e várias cidades no sul da França, além dos Alpes franceses”, comentou Grande.
Segundo o mestre Grande, o objetivo da viagem foi divulgar o esporte e incentivar os alunos. “Eu planejei esta viagem a vida toda. O intuito foi realizar um sonho meu e motivar e incentivar os alunos a acreditarem que eles podem conquistar grandes coisas com foco e esforços. Devemos sonhar focar naquilo que acreditamos e sempre ter em nossa mente que somos capazes”, finalizou.