Começa nesta segunda-feira (1º) a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa será feita em todo território nacional. Na região Centro-Oeste de Minas, o trabalho será realizado por quase 2 mil recenseadores e supervisores.
Segundo o IBGE, os recenseadores vão percorrer todos os imóveis do país para registrar os dados dos moradores do município e fazer perguntas a partir de dois questionários importantes para a elaboração de políticas públicas para os cidadãos brasileiros.
Capacitação
Os recenseadores que farão a pesquisas na região Centro-Oeste participaram nos últimos dias do curso de capacitação do Censo 2022. No conteúdo programático, foram abordados diversos assuntos importantes para a coleta dos dados, como a importância do Censo Demográfico 2022 para o Brasil, o conceito de morador, conduta ética, características do domicílio, trabalho e rendimento, entre outros.
O curso de capacitação também mostrou que a pesquisa nacional é fundamental para investimentos assertivos quanto aos recursos dos impostos e dos repasses federais. O período de aprendizado teve carga horária de oito horas e durou cinco dias.
Agora, a partir desta segunda-feuira, os agentes serão divididos em turmas e poderão escolher o turno de acordo com a sua disponibilidade de horário.
Como identificar um recenseador
Como medida fundamental para evitar qualquer tipo de golpe envolvendo a pesquisa e para que a população participe do questionário de forma segura, com o acesso dos recenseadores, o IBGE criou um uniforme especial formado por colete azul marinho.
Além da cor facilmente identificável, na frente do colete há um bolso transparente com foto e os dados do funcionário e um QR Code, que poderá ser utilizado para confirmar a identidade e a função dele.
Ele também vai estar com um boné escrito IBGE , uma bolsa identificada e um aparelho semelhante ao celular onde ele captura todas as informações necessárias com o morador.
Também será possível fazer a confirmação do funcionário no site do IBGE ou ligando para o telefone 0800 721 8181.
Sem horário definido de visita
Segundo o IBGE, a visita às moradias ocorrerá de segunda a segunda, sem horário pré-definido. No entanto, na maioria dos casos, a visita vai ocorrer durante o horário comercial. As visitas também poderão ocorrer aos finais de semana, caso seja mais difícil localizar os moradores em casa durante a semana.
Pesquisa
A pesquisa do Censo apresenta dois tipos de questionário, sendo o básico e o da amostra. No primeiro, são feitas 26 perguntas sobre as características do domicílio e dos moradores. No outro, são 77 questões, que buscam mais detalhes sobre o domicílio, identificação étnico-racial, núcleo familiar, deficiência, fecundidade, religião ou culto, mortalidade, autismo, entre outras perguntas.
As informações coletadas são sigilosas e não são cruzadas com nenhum órgão como a Receita Federal. Também não é necessário apresentar documento para a realização da pesquisa, porém o IBGE vai pedir, ao final da entrevista, sem caráter obrigatório, o CPF do morador e o e-mail.
A fase de visita em domicílio termina no dia 31 de outubro. O Censo Demográfico é feito a cada dez anos e deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por dois anos, devido ao período mais restritivo da pandemia. Os resultados serão conhecidos em 2023, porém a contagem populacional dos estados e municípios deve ser divulgada até o final do ano.