O Centro-Oeste de Minas registrou o primeiro caso confirmado de varíola dos macacos. O resultado positivo foi divulgado pela Prefeitura de Bom Despacho na manhã desta quarta-feira (3). O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) para saber se a pasta foi notificada e aguarda retorno.
De acordo com a Prefeitura, desde semana passada a Secretaria de Saúde do município acompanha o paciente de 42 anos. Nesta quarta, os resultados dos exames dele comprovaram a infecção.
O homem está estável e em isolamento domiciliar e as equipes de saúde seguem monitorando o caso.
”Bom Despacho está organizada para atender os casos suspeitos e confirmados da doença. Atentem-se para os sinais de febre, dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, feridas na pele, inclusive nos órgãos genitais”, disse a secretária de Saúde, Tamara Bicalho.
Casos suspeitos na região
Pará de Minas foi a primeira cidade do Centro-Oeste de Minas a registrar um caso suspeito da doença, em junho. Entretanto, no dia 30 de junho a Secretaria Municipal de Saúde informou que o caso havia sido descartado. Apesar dessa informação, a SES-MG só oficializou o descarte no boletim do dia 16 de julho.
Um caso suspeito da doença também havia sido registrado no início de julho em Papagaios, mas foi descartado pela SES-MG. A pessoa reside em outro país, segundo o informativo.
Até o momento, Pará de Minas e Nova Serrana têm um caso em investigação cada.