O Movimento Teia, que tem o Sebrae Minas como parceiro, realiza de 6 outubro a 20 dezembro um trabalho de consultoria em Formiga, no Centro-Oeste do estado, com foco na construção de um ecossistema local voltado para desenvolvimento da inovação. A consultoria tem o intuito de estimular soluções inovadoras para o futuro da cidade. A ação é direcionada para representantes do poder público, instituições de ensino e do terceiro setor, empresas privadas, dentre outros.
A consultoria será ministrada pela empresa contratada pelo Sebrae Minas, Beta-I, por meio da aplicação da metodologia LAB. O trabalho é composto por várias etapas: diagnóstico (levantamento das necessidades), benchmarking (pesquisas para enriquecer o projeto e gerar novas possibilidades de abordagens), modelagem (desenvolvimento da estratégia regional de inovação), testes (experimentações com foco no seu aperfeiçoamento) e modelo (implementação do projeto).
“Entendemos que a ação será de grande impacto para o território. Por meio da governança estabelecida de forma colaborativa, esperamos que os atores criem iniciativas relevantes para o desenvolvimento da inovação na região”, explica a analista do Sebrae Minas Ana Caroline Pessoni.
O Teia – Trilha Empreendedora de Inovação e Aprendizado –, é um movimento apartidário que reúne diversas instituições que somam esforços para estimular a inovação como fator do desenvolvimento sustentável de Formiga e região. A iniciativa foi lançada em janeiro de 2021, e tem como parceiros: Associação Comercial e Industrial de Formiga/Câmara de Dirigentes Lojistas (ACIF/CDL), F7, IFMG Campus Formiga, Prefeitura de Formiga, Sebrae Minas, Tatame do Bem e Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG).