Jornal da Cidade Regional

Cerimônia de Abertura da Copa no Catar é marcada por discurso sobre inclusão e respeito

Compartilhe:

Escrito por Ana Carolina Ávila

Cerimônia de Abertura da Copa do Mundo no Catar. Foto: REUTERS/Pawel Kopczynski

A Copa do Mundo acontece neste domingo (20) com o confronto entre as seleções do Catar e Equador. Contudo, antes da bola rolar no estádio Al Bayt, a Fifa, organizadora do evento, preparou um espetáculo com direito a show pirotécnico, projeções e a participação de artistas como o ator Morgan Freeman, o influenciador catari Ghanim Al Muftah e o cantor Jeon Jungkook, membro do grupo sul coreano BTS. 

A cerimônia de abertura começou às 11h40 (no horário de Brasília) e durou cerca de 30 minutos. A mensagem principal do show foi sobre inclusão, visto que o país sede está sofrendo severas críticas quanto aos direitos humanos e das pessoas LGBTQIA +. 

O evento começou com a apresentação do Emir do Catar, Tamin bin Hamad, ao lado do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Logo após, o ex-jogador francês e campeão da Copa de 1998, Marcel Desailly, apareceu em campo para apresentar a taça do Mundial. Em seguida, foi exibido um vídeo com imagens do Catar e um tubarão baleia “nadando” em direção ao estádio. 

A cerimônia também contou com a participação de animais vivos! Três camelos estiveram ao centro do gramado, além de mulheres cataris, viajantes e tratadores que contavam ali, a história do país. 

Um dos grandes momentos da noite/tarde ficou marcado pelo discurso de Morgan Freeman. No dia da Consciência Negra, o ator norte americano passou uma mensagem sobre inclusão e diversidade. “Aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos divide. Somos uma grande tribo e a Terra é nossa tenda. Juntos, podemos fazer o chamado para todos se juntarem a nós”, falou. 

Após o discurso, cerca de 100 artistas entram no estádio com bastões de led ao som do “canto das nações”. Em seguida, as 32 camisas e bandeiras das seleções foram expostas ao lado do símbolo desta Copa. 

No medley apresentado, podia-se reconhecer sucessos que foram temas de diversas Copas ao redor do mundo. Entre eles “The Coup of Life”, cantada por Rick Martin na Copa da França em 1998, além “Waka Waka” da cantora Shakira, que marcou a Copa na África em 2010. Durante a apresentação musical, os mascotes das Copas compareceram no estádio, inclusive o Fuleco. 

Por último, um dos momentos aguardados por muitos fãs, foi a atração musical do artista Jeon Jungkook, membro mais novo do grupo sul coreano BTS. Ele se apresentou ao lado do cantor catari Fahad Al Kubaisi, embaixador desta Copa. Com um palco repleto de dançarinos, os cantores apresentaram a música “Dreamers” que fala sobre manter o respeito e continuar sonhando. 

Na última parte da cerimônia, o Emir Tamin bin Hamad al-Thani apareceu para fazer o discurso de abertura. “Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo 2022. Nós trabalhamos e fizemos muitos esforços para garantir o sucesso desta edição”, disse.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *