Escrito por Ana Carolina Ávila
No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Instituída pela Lei nº 12.519, de 2011, a data propõe a reflexão sobre a desigualdade salarial e o acesso à educação às pessoas pretas, além de chamar atenção da sociedade sobre o racismo estrutural.
A data foi escolhida para celebrar a memória de Zumbi dos Palmares, que morreu no dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um importante líder dos quilombos de Palmares, território que hoje pertence a Alagoas. Ele liderou o maior reduto de resistências à escravidão e foi brutalmente assassinado e teve cabeça cortada exposta em praça pública.
Dessa forma, após a luta de muitos ativistas e estudiosos, desde 2011 a data da morte do líder quilombola passou a ser celebrado como Dia da Consciência Negra.
Prefeitura de BH inaugura placa indicativa do Largo do Rosário
No último sábado (19), a Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou a Placa Indicativa do Largo do Rosário, bem que é registrado como Patrimônio Cultural da cidade desde maio de 2022. A ação faz parte da programação do Mês da Consciência Negra promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, que integra o “Novembro Preto: BH sem racismo”.
O reconhecimento do Largo do Rosário como patrimônio cultural do município faz parte de uma ação de reparação histórica à memória da população negra da cidade. O Largo do Rosário é o nome utilizado para designar o local onde se encontrava a Igreja do Rosário o seu adro com um cemitério.
O local foi construído pela Irmandade do Rosário dos Homens Pretos. Contudo, a igreja assim como o cemitério, foram destruídos para a construção da capital mineira. A placa inaugurada neste sábado é um marco referencial para que os munícipes e turistas saibam da história e existência do local.