Escrito por Ana Carolina Ávila
Não faltaram emoções para o segundo dia de Copa do Mundo. A segunda-feira (21) foi marcada por grandes acontecimentos no Catar, principalmente entre as seleções que estão disputando a taça do Mundial. Confira como foram os jogos!
Inglaterra x Irã
O segundo dia começou agitado e histórico com a disputa entre as seleções da Inglaterra e do Irã, do grupo B. Vindo forte nesta Copa e uma das favoritas em levar a taça, a Inglaterra marcou seis gols contra a seleção asiática no estádio Khalifa Internacional, em Doha. Contudo, a seleção do Irã descontou duas vezes, deixando o resultado final de 6 a 2 para os ingleses.
Além disso, essa foi a primeira vez desde a goleada do 7 a 1 entre o Brasil e a Alemanha que os torcedores não viam oito gols em uma partida de futebol. Ademais, o responsável pelo gol inicial do jogo foi do jogador Jude Bellingham. Com apenas 19 anos, ele se tornou o primeiro jogador nascido no século 21 a marcar em Copas do Mundo.
Protesto em campo
Durante a execução do hino nacional do Irã, a seleção iraniana se recusou a cantar o hino do país em forma de protesto. Os 11 jogadores se mantiveram em silêncio ao longo da execução da música, no que foi entendido como um apoio silencioso aos manifestantes.
O Irã vem sendo sacudido por protestos contra o governo desde setembro deste ano, quando uma jovem foi morta pela polícia moral do país, após usar o véu islâmico de maneira “inadequada”.
Senegal x Holanda
E os jogos continuaram agitados! A Holanda estreou nesta Copa com vitória de dois a zero contra a seleção do Senegal. A laranja mecânica teve dificuldades no início, mas emplacou dois gols no estádio Al Thumama, em Doha, pela rodada do grupo A. Os gols foram marcados por Gakpop e Klaassen.
Estados Unidos x País de Gales
E a disputa segue acirrada! Após 64 anos sem participar de uma Copa do Mundo, o País de Gales empatou 1 a 1 contra a selção dos Estados Unidos no estádio Ahmad bin Ali. Timothy Weah foi o responsável por marcar o primeiro gol dos norte-americanos na disputa. Contudo, após uma cobrança de pênalti, Bale empatou o jogo e marcou o retorno de Gales ao Mundial.
Com o resultado, os Estados Unidos e o País de Gales encerraram o segundo dia de Copa do Mundo terminando empatados com um ponto na segunda e terceira colocação do grupo B.