Escrito pro Ana Carolina Ávila
Após boatos de que a torre da igreja matriz de Arcos teria risco de queda, o local passou por uma intervenção para resolver um problema na estrutura de madeira que suporta dois sinos existentes, na parte superior da torre, onde há janelas venezianas de madeira.
Segundo o engenheiro civil e membro do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (CPAE) da Paróquia, Fábio Antônio de Miranda, com o passar do tempo uma das janelas se danificou e com isso permitiu a entrada da água da chuva na torre, causando danos à estrutura.
Após a intervenção, foi instalada uma nova janela e a execução de um reforço no local danificado evitando risco de ruptura e queda do sino. Ainda de acordo com o engenheiro civil, além das torres, todo o prédio precisa de manutenção contínua devido ao tempo que o local foi construído, no entanto, faltam recursos financeiros para tal.
A Paróquia Nossa Senhora do Carmo foi criada em 1859 e instalada em 1864, na época, Dom Pedro II era imperador do Brasil. A devoção dos católicos arcoenses a Nossa Senhora do Carmo mantém o local ativo há mais de um século e meio.