Escrito por Ana Carolina Ávila
O corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi sepultado na tarde desta terça-feira (03), no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, no litoral paulista. A cerimônia foi fechada para 120 pessoas entre familiares e convidados.
O velório do eterno Rei do futebol aconteceu no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, com início na segunda-feira (02) às 10h, e foi encerrado nesta terça-feira (03), no mesmo horário. De acordo com a assessoria de imprensa do Santos Futebol Clube, mais de 230 mil pessoas compareceram ao local para prestar sua última homenagem a Pelé.
Ademais, o velório contou com a presença de familiares, amigos, ex-jogadores, jogadores e autoridades, como prefeitos, presidentes de associações do futebol e o governador do estado de São Paulo. O presidente Lula também compareceu ao velório, nesta terça-feira, acompanhado de Janja, a primeira-dama. A família de Pelé, assim como sua esposa, Márcia Aoki, e os filhos Joshua Arantes, Edinho, Flávia e Kelly estiveram presentes ao longo dos dois dias de cerimônias.
Velório e cortejo
O velório foi encerrado às 9h30 para o público. Em seguida, o caixão foi coberto por uma bandeira do Brasil e saiu da Vila Belmiro por volta das 10h25, em cima de um carro do Corpo de Bombeiros.
O percurso seguiu pelo Canal 2, passou pela orla da praia de Santos e seguiu até o Canal 6, onde passou em frente à casa da mãe de Pelé, Dona Celeste, de 100 anos.
O caminhão do Corpo de Bombeiros encontrou dificuldade para seguir com o cortejo em alguns momentos devido a grande quantidade de pessoas nas ruas para se despedir pela última vez do Rei. Após passagem pela casa da Dona Celeste, o cortejo seguiu para o Memorial Necrópole Ecumênica, perto da Vila Belmiro, para o sepultamento de Edson Arantes do Nascimento.
Sepultamento
O sepultamento do corpo de Pelé ocorreu por volta das 14h em um mausoléu no Memorial. De acordo com o g1, a decisão do Rei ser enterrado neste local aconteceu após uma discussão entre os familiares e o cemitério.
Até então, Pelé iria ser enterrado por escolha própria no nono andar da construção vertical, que tem vista para a Vila Belmiro. Segundo a assessoria de imprensa do Memorial, a mudança de andar aconteceu devido a logística de acesso ao mausoléu. Ainda de acordo com o cemitério, o local será aberto para o público no futuro, mas nenhuma data foi divulgada.
Morte de Pelé
Pelé estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, desde o dia 29 de novembro, onde tratava de um tumor no cólon.
O quadro sofreu agravamento no dia 21 de dezembro, quando o boletim médico apresentava “progressão oncológica”.
Edson Arantes do Nascimento morreu aos 82 anos de idade, na última quinta-feira, 29 de dezembro, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.