Jornal da Cidade Regional

MPMG denuncia freira por morte de 10 idosos em asilo de Divinópolis (MG) .

Compartilhe:

O Ministério Público de Minas Gerais fez a denúncia de uma freira, a Adelaide Dantas, pela morte de dez idosos no asilo conhecido como Vila Vicentina, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, a 124 km de Belo Horizonte.

Os homicídios aconteceram no ano de 2021. A freira também foi denunciada pelos crimes de tortura, falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e maus-tratos.

O caso veio à tona em abril de 2020, quando funcionários denunciaram os casos de violência contra os moradores do lar. No inquérito finalizado pela Polícia Civil, em janeiro deste ano, foram avaliados casos de violência contra 58 pessoas; destas, dez morreram por falta de assistência médica e omissão de socorro.

Além de Adelaide, oito funcionários do asilo foram denunciados por terem violentado, ameaçado e submetido a intensos sofrimentos físicos e mentais das pessoas em que estiveram no asilo entre 2015 e 2022.

Outros seis funcionários foram denunciados por terem se omitido diante das torturas provocadas pelos colegas.

O Ministério Público não solicitou a prisão de nenhum dos envolvidos. Contudo, a promotora Graziela Rodrigues solicitou que os denunciados sejam impedidos de se aproximar das vítimas e familiares.

Além disso, para garantir a sobrevivência dos internos, durante a investigação, a freira responsável foi afastada, e outros representantes assumiram a coordenação.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *