A morte de um cão em Piumhi (MG), supostamente causada por intoxicação após a ingestão de um petisco, está sendo investigada pela Polícia Civil de Belo Horizonte. Outros casos semelhantes também estão sendo investigados na capital e no Estado de São Paulo.
As empresas fabricantes do petisco e que comercializa o produto em Belo Horizonte se manifestaram através de nota. Veja abaixo.
Nesta tarde, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou o recolhimento dos produtos (saiba mais abaixo).
Mortes
De acordo com a delegada da delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, a tutora do animal disse que comprou o petisco em Belo Horizonte. Após a ingestão, o cão teria passado mal e morrido.
“Entrou em contato conosco uma tutora de Piumhi relatando a morte do cão dela após o consumo deste petisco. Ela comprou em uma loja aqui em Belo Horizonte, e o animal chegou a ficar internado. No entanto, ele precisava de uma transfusão de sangue, não conseguiu e voltou para Piumhi onde faleceu”, disse Danúbia.
Ainda segundo a delegada, além deste caso de Piumhi há registro de seis mortes de cães em Belo Horizonte e outras duas em São Paulo, de animais que também teriam consumido o mesmo petisco.
“Oficial temos nove mortes e seis internações em investigação, onde as tutoras pediram providências. É importante que as tutoras que tiveram esse mesmo problema nos procure, entre em contato com a Polícia Civil para oficializar o caso e assim a gente poder investigar”, completou.
Recolhimento
Diante dos riscos iminentes à saúde de animais, o Mapa definiu pelo recolhimento nacional de todos os lotes de produtos da empresa Bassar Indústria e Comércio Ltda, em razão da suspeita dos produtos contaminados.
A princípio, os produtos identificados com suspeita de contaminação são o Every Day sabor fígado (lote 3554) e o Dental Care (lote 3467).
O Mapa ressalta que “a medida é preventiva e poderá ser alterada em razão das informações que venham a ser obtidas com as investigações que estão sendo conduzidas”.
O que diz as responsáveis pelos petiscos
Petz
“Imediatamente, quando do fato noticiado, envolvendo o produto SNACK EVERY DAY SABOR FIGADO da marca Bassar (fabricante e distribuidor) acerca de casos de intoxicação, o Grupo Petz retirou voluntariamente os produtos dos pontos de vendas da rede, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocou-se prontamente à disposição para colaborar com apuração dos fatos. A Petz informa ainda que retirou preventivamente das lojas um outro produto – o Snack Cuidado Oral – Hálito Fresco, para análise.
Procurada pelas autoridades, o Grupo Petz reitera estar acompanhando e colaborando com as apurações dos órgãos competentes e aguardando os esclarecimentos do fabricante, que por sua vez aguarda análises técnicas de órgãos reguladores para o tipo de produto.”
Bassar
“A Bassar Pet Food informa que enviou os produtos citados para análise no laboratório no Centro de Qualidade Analítica, cujo resultado deve ser divulgado nos próximos dias. Por precaução, a companhia iniciou a retirada do mercado do lote 3554 do produto Everyday.
A empresa informa que vem tomando todas as providências para esclarecimento do fato desde o dia em que recebeu o primeiro relato de possível intoxicação. A Bassar reforça que não há nenhum laudo conclusivo sobre a causa das mortes dos cães e está segura da excelência e da segurança de seus processos de fabricação.
Funcionários do Ministério da Agricultura realizaram inspeção na empresa em diferentes ocasiões nos últimos dias e atestaram que a fábrica atende a todos as normas de segurança alimentar e de produção. Os laudos do MAPA comprovam ainda que não há contaminação na linha de produção.
A companhia não utiliza e nunca utilizou o etilenoglicol na fabricação de nenhum de seus produtos. O propilenoglicol utilizado é um aditivo alimentar presente em alimentos humanos e animal em todo o mundo. A Bassar adquire esses insumos de empresas idôneas e devidamente registradas no MAPA.
Em seus 5 anos de história, a Bassar Pet Food jamais passou por situação semelhante, se solidariza com a dor dos tutores e reforça a confiança nos processos de fabricação, além de reiterar que preza pela qualidade de seus produtos e pelo bem-estar e satisfação de seus clientes.” (G1)