Na manhã da última terça-feira (4), a equipe de Saúde do município de Formiga se reuniu com o executivo local para finalizar o Plano da Ação contra a Influenza e outras doenças sazionais como dengue, zika, chikungunya, febre amarela, entre outras. A elaboração de um plano de ação se faz importante afim de nortear ações de enfrentamento que visem mitigar o impacto destas doenças na vida das pessoas e no sistema de saúde.
O plano consiste em quatro fases sendo a fase 1: ausência de surto no território; fase 2: início de surto no território com aumento exponencial dos casos notificados; fase 3 – manutenção do surto por período superior a 15 dias e/ou em curva ascendente e a fase 4 – colapso no sistema de saúde, impossibilitando a oferta de leitos para os doentes. Atualmente Formiga está na fase 2.
Na fase 2, além do monitoramento, treinamento de equipe e informar a população sobre o aumento de casos e medidas necessárias que já são realizados na fase 1, o município vai aumentar as equipes para atendimento dos casos suspeitos e/ou bloqueio a depender da doença e solicitou apoio a Superintendência Regional de Saúde (SRS) no fornecimento de medicação para tratamento dos casos graves. Também serão adquiridos testes de RT-PCR para Influenza.
A colaboração da população é fundamental, principalmente no uso de máscaras e higienização das mãos, além da eliminação de água parada, entre outras medidas de prevenção.
Via: Jornal da Cidade.