Jornal da Cidade Regional

Em seis meses credenciamento, Santa Casa de Formiga realiza 50 cirurgias cardíacas de alta complexidade

Compartilhe:

Após o credenciamento da Santa Casa de Formiga para o serviço de cirurgias cardiovasculares de alto complexidade, a unidade atingiu o número de 50 procedimentos realizados. Foram, em média, oito procedimentos por mês desde o início do serviço.

As cirurgias cardíacas tiveram início em fim do mês de setembro de 2021 e com seis meses do serviço em funcionamento, os 50 procedimentos foram atingidos no último dia 5 de abril com pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Formiga e outras cidades da região.

De acordo com a Santa Casa, a equipe responsável conta com quatro cirurgiões cardiovasculares, os anestesiologistas, além de colaboradores da da unidade que são responsáveis pela instrumentação e circulação extracorpórea, que realizam, além das cirurgias cardíacas, os implantes de marca-passos.

“Eles são pacientes do SUS, que chegam na entidade pelo SUS Fácil, passam pela clínica médica e ficam na UTI um dia antes para preparação, vão para o Bloco Cirúrgico para operar e retornam para UTI, ficando ali por alguns dias, conforme a necessidade de recuperação do paciente”, explicou a coordenadora do Bloco Cirúrgico, Bruna Cristina.


Os pacientes que realizaram as cirurgias vieram dos seguintes municípios: Arcos, Bambuí, Bom Sucesso, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carmo do Cajuru, Divinópolis, Formiga, Iguatama, Itapecerica, Lagoa da Prata, Lavras, Luz, Medeiros, Nova Serrana, Oliveira, Onça de Pitangui, Pará de Minas, Passa Tempo, Perdigão, Pitangui, Santo Antônio do Amparo e São Gonçalo do Pará.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *