O explorador Bobby Teófilo e o cinegrafista Patrício Gontijo, no documentário Aventura Doc, fizeram uma “tour” pela Toca do Lobo, a única caverna de pelito do mundo, que fica localizada em Lagoa da Prata.
Bobby falou ao Sou+Lagoa e Jornal Cidade sobre o que torna essa caverna especial e única no mundo. Segundo ele, é especial pelo tipo de rocha que ela é composta, a rocha sedimentar “pelito”.
”Não há registros de que há outra caverna com esse material no mundo, então, essa caverna de Lagoa, ela é única, até o momento. É uma coisa muito ‘da hora’! Lembrando que não divulgamos [a localização] pela preservação do local”, disse Bobby.
Apesar de não divulgarem o roteiro de como chegar até a caverna, Bobby contou que ele e Patrício desceram 12 metros, através de um barranco, para chegarem ao fundo da caverna.
”Chegamos lá, é uma dolina de colapso [é causada pelo desabamento do teto de uma caverna], onde tinha um teto e uma sala embaixo. E esse teto colapsou e criou essa dolina ela tem 10 metros de diâmetro, mais ou menos, para chegar ao fundo da caverna, desce 12 metros, através de um barranco. Lá dentro vê ‘placas’, que são sobrepostas e são incríveis. Lá dentro também tem um bioma especial, vários bichos, animais lá dentro, e no chão, a gente identifica algumas placas que caíram que formam ângulos, formas retilíneas que o pelito faz acontecer ”, finalizou Bobby.
Via: Jornal Cidade.