Quase 20 brigadistas combatem um incêndio que começou por volta de 1h20 da última segunda-feira (29) no Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio), que administra o local, uma equipe da Brigada Nacional de Brasília, um avião AirTractor e um helicóptero são aguardados no parque para apoio no combate.
Ainda não há informações do tamanho da área atingida. Por segurança, três, das quatro portarias de acesso ao parque foram fechadas na segunda-feira.
Por conta do vento na região, as chamas se alastram com facilidade e, por isso, o apoio foi solicitado. O fogo está concentrado na região nordeste da unidade de conservação, próximo às cachoeiras Lavra e Lavrinha. Veja abaixo as imagens gravadas pelo morador Edilson Bernardes.
Ainda segundo o ICMBio, o fogo segue ativo em mais duas regiões dentro do parque e em outras duas regiões do lado de fora. A equipe de 18 brigadistas que combate às chamas com abafadores e bombas costais.
Fumaça vista de longe
Em São Roque de Minas a fumaça é vista de longe. A moradora e empresária Daniela Labônia, disse que no período da tarde a fumaça diminuiu consideravelmente, mas da casa dela ainda é possível ver.
Edilson Bernardes, que tem uma fazenda na região, disse que fez as imagens acima na parte da manhã e que as chamas eram altas.
“Mais uma vez a Canastra está em chamas. O fogo desta vez está vindo de dentro do parque em direção à cidade, ao contrário do que sempre ocorre, que é quando o fogo começa de fora e atinge o interior do parque. É uma pena”, disse. (G1)